O ex-prefeito de Búzios, Antônio Carlos Pereira da Cunha, o Toninho Branco, que foi vereador em Cabo Frio, morreu na madrugada desta quinta-feira, aos 73 anos. Ele estava internado na UTI do Hospital Rodolpho Perrissé e, nos últimos anos, enfrentava problemas de saúde decorrentes do Alzheimer. O velório está marcado para a igreja Wesleyana, em Geribá, a partir das 13 horas. O sepultamento está agendado para o cemitério de Sant’Anna, no bairro Ossos, em Búzios, sem horário definido.
Natural de Búzios, Toninho Branco foi pescador, gerente do beach clube, vereador por Cabo Frio e prefeito de Búzios de 2005 a 2008. A última aparição pública do ex-prefeito foi na sessão solene de aniversário da cidade. Toninho estava em uma cadeira de rodas e bastante debilitado.
O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, decretou luto oficial de três dias e, em nota, solidarizou-se com a família e lembrou que Toninho foi uma personalidade importantíssima na história do município e um amigo. “Hoje, Búzios acordou triste. Recebemos a notícia do falecimento do ex-prefeito da nossa cidade, Toninho Branco. Um grande amigo que faz parte da história buziana. Uma pessoa exemplar que muito nos alegrou e nos ensinou e que já deixa saudades. Meus sentimentos à família e peço a Deus que a conforte neste momento de dor”, escreveu o prefeito numa rede social.
O ex-prefeito Mirinho Braga também se manifestou numa rede social sobre a morte de Toninho Branco, um dos seus principais adversários políticos. Mirinho e Toninho viveram momentos de acirradas disputas que marcaram a história da cidade, mas o ex-prefeito lembrou um café da manhã, na casa de um amigo comum, em 2013, e revelou que, durante a longa conversa, riram das histórias mal contadas e das brigas políticas e falaram sobre a solidão que o poder impõe. Mirinho lembrou ainda da visita a Toninho, algum tempo depois, quando ele já estava doente e do último encontro na Sessão Solene da Câmara de Vereadores em novembro. Na ocasião, Toninho surgiu em uma cadeira de rodas e visivelmente debilitado. “Eu e Toninho vivemos momentos de grandes disputas políticas, estratégias e desafios que vão permear por muito tempo a história de nossa cidade. Em 2013, nos reencontramos, não num embate político ou nos palanques da vida, mas sim num café da manhã, na casa de um amigo comum, quando conversamos por longo tempo, rimos das histórias muitas vezes mal contadas; falamos sobre a solidão que o poder pode impor; divagamos e sonhamos por nossa cidade e gargalhamos sobre as brigas que a política nos deu. Algum tempo depois, quando ele já estava doente, fui em sua casa visitá-lo, naquele momento senti sua alegria em me receber. A última vez que estive com Toninho foi na Sessão Solene da Câmara de Vereadores”, escreveu Mirinho.
O ex-vereador, vice-prefeito e prefeito interino de Búzios, Henrique Gomes, disse que Toninho é um amigo que sempre será lembrado por seu carisma e simplicidade com o povo. Em nota, a Câmara de Búzios presta condolências aos familiares e amigos do ex-prefeito e destaca que Toninho Branco teve importante participação na política de Búzios. Rejane Branco, filha do ex-prefeito, manifestou-se nas redes sociais. Ela escreveu: “Te amo para sempre, pai. Obrigado, Deus, por ter me escolhido ser filha desse adorável homem.”