Búzios pode liberar a circulação e permanência de cães nas praias da cidade. É o que estabelece o projeto do vereador Marcos Clayton e que está na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.O objetivo do projeto é criar a Lei Búzios Pet Friendly, permitindo a livre circulação de cães nas areias em dois períodos: das seis às nove da manhã e das quatro da tarde às sete da noite. A permissão, entretanto, não se aplica a cães tidos como “ferozes”.
O governo, ainda segundo o projeto, poderá delimitar faixas de areia para permanência e circulação dos cães. A proposta também obriga o tutor a recolher as fezes de seu cão e a utilizar coleiras. As penalidades previstas para o descumprimento da Lei vão de advertência a multa no valor de 500 Unidades Padrão Fiscal do Município em caso de reincidência.
Na minha opinião, nada contra, mas esse é um assunto que requer uma avaliação técnica, considerando que alguns cães podem ser vetores de doenças para os seres humanos, bem como, ter critérios bem definidos com relação às condutas que poderão ser autorizadas e outros critérios para o acesso como ter carteira de vacinação em dia, uso de coleira e focinheira, além das questões higiênicas relativas as fezes e urina dos cães.